Proposta de Triagem Nutricional para Harmonização Facial e Corporal
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARTIGO EM PDF
Luiz Fernando Ferreira de Barros¹, Hélio Trindade Júnior², Fernando Santos Menezes³, Ruan Silva Góes⁴, Maria Victória Rocha Ferro Santos⁵
- CD, Me. em Ortodontia – SL Mandic, Esp. em Harmonização Orofacial – EASE – ARACAJU/SE.
- CD, Esp. em Harmonização Orofacial, Esp. em Nutrição e Estética.
- Enfermeiro – COREN/SE, Pós-graduando em Dermatologia e Estética Avançada – IES – Instituto Especializado em Saúde – Aracaju/SE.
- CD, Esp. em Harmonização Orofacial – EASE – ARACAJU/SE.
- CD, Pós Estética Facial – Facial Modules Iamac, Esp. em Nutrição e Estética.
RESUMO
O aumento pela procura por procedimentos estéticos vem crescendo em todo o mundo e, no Brasil, não é diferente. A harmonização facial, uma das mais novas áreas de atuação de várias profissões brasileiras, vem ganhando cada vez mais adeptos, e os profissionais que sobre ela se debruçam têm um vasto caminho de conhecimentos para trilhar. Além do domínio de técnicas, faz-se necessário entendimento da composição de materiais, visagismo e várias outras áreas do saber, como, por exemplo, a nutrição, sendo esta última de fundamental importância para a obtenção de bons e duradouros resultados alcançados através da harmonização facial. Desta forma, esta revisão integrativa tem por objetivo propor um questionário simplificado, para uso do profissional harmonizador facial, com o qual poderá fazer uma triagem nutricional, servindo de base para um melhor entendimento do estado nutricional do seu cliente.
Palavras-chave: Triagem nutricional, harmonização facial, estética.
ABSTRACT
The increase in demand for aesthetic procedures has been growing worldwide, and in Brazil it is no different. Facial harmonization, one of the newest areas of activity of several Brazilian professions, has been gaining more and more followers. Professionals in this area face a long path of knowledge to be developed. In addition to mastering techniques, understanding materials composition, visagism, and various other fields of knowledge, such as nutrition, is necessary. Nutrition plays a fundamental role in achieving good and long-lasting results in facial harmonization. This integrative review aims to propose a simplified questionnaire for facial harmonization professionals to conduct nutritional screening, providing a better understanding of their clients’ nutritional status.
Keywords: Nutritional screening, facial harmonization, aesthetics.
1. INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, vem sendo observado um aumento da procura pelo corpo ideal, pela beleza padrão, muitas vezes imposta pela mídia a toda população mundial, independente de classe social e, nos últimos anos, também do gênero (KOWALSKI; FERREIRA, 2007).
A concepção do belo permeia várias vertentes das ciências, como psicologia, sociologia, filosofia, artes, anatomia, fisiologia, entre outras, além de conceitos morais e científicos que se modificam com o passar do tempo. Assim, o belo é um conceito multidimensional, que atua de forma bastante significativa sobre a vida das pessoas (NAINI, 2015).
Na tentativa de alcançar esse padrão, a procura por tratamentos estéticos vem aumentando bastante em todo o mundo, sejam eles corporais ou faciais, não invasivos, minimamente invasivos ou invasivos. Esse fenômeno tem sido impulsionado pela atuação de profissionais de diversas formações acadêmicas, o que tem proporcionado um leque de procedimentos bastante diversificados (BARROS; OLIVEIRA, 2017). Porém, é inegável a influência do estado nutricional do cliente na obtenção e durabilidade dos resultados promovidos pelos procedimentos estéticos (SCHNEIDER et al., 2011).
A ciência da nutrição enfatiza a importância da alimentação equilibrada para o bom funcionamento do metabolismo, o que pode levar à obesidade e/ou à desnutrição, independentemente do peso que a pessoa apresente (LIBERATO; PINHEIRO-SANT’ANA, 2006). Para Fraga e Varela (2012), “a desnutrição é uma doença de origem complexa e de múltiplas causas. Ela decorre da carência de nutrientes necessários para que o organismo realize seu metabolismo fisiológico”. Dentro desse aspecto, pode-se notar a importância do estado nutricional para a obtenção de bons resultados em procedimentos realizados pelos profissionais da estética.
2. REVISÃO DE LITERATURA
É pela alimentação que se obtêm os nutrientes necessários para o bom funcionamento de todos os órgãos, tecidos e células do corpo. Através dos alimentos, o organismo consegue as substâncias essenciais para que o metabolismo corporal ocorra de maneira eficaz, o que não é totalmente alcançado pela ingestão isolada de nutrientes, como no caso dos nutracêuticos (GUIA ALIMENTAR PARA POPULAÇÃO BRASILEIRA, 2014).
Assim, todos os profissionais de saúde devem orientar seus clientes a manter uma alimentação equilibrada, que seja fonte dos nutrientes necessários ao bom funcionamento metabólico, e, em alguns casos, suplementar com nutracêuticos. Os antioxidantes, por exemplo, combatem os radicais livres, considerados os principais causadores do envelhecimento (CERQUEIRA; MEDEIROS; AUGUSTO, 2007).
Os profissionais de harmonização facial e corporal (HFC) devem estar atentos à ingestão de nutrientes como vitaminas A, C e E, além de minerais como selênio e zinco, que desempenham papel antioxidante dentro das células, retardando o envelhecimento (STRUTZEL et al., 2007).
Também devem observar o comportamento alimentar em relação à ingestão calórica, carboidratos, proteínas, gorduras, hidratação, consumo de álcool, qualidade do sono, uso de medicamentos, tabagismo e prática de atividade física, pois todos esses fatores comprometem a saúde do indivíduo e sua produção de espécies reativas de oxigênio (XAVIER; MIAMOTO, 2016).
3. MATERIAL E MÉTODOS
O presente trabalho foi realizado por meio de uma revisão de literatura, com a análise de estudos nas bases de dados online Scielo, Google Acadêmico e PubMed, no período de 1995 a 2021. Foram utilizadas as palavras-chave “triagem nutricional”, “harmonização orofacial” e “estética”. Complementarmente, foram incluídos livros e monografias sobre o tema.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os dados analisados na revisão de literatura mostram a importância do estado nutricional no controle do estresse oxidativo do cliente por meio de uma alimentação equilibrada, a fim de melhor gerenciar o envelhecimento (ROMANO et al., 2010). Para que o profissional tenha uma visão adequada do estado nutricional, este trabalho sugere a construção de um questionário baseado no inquérito da VIGITEL, do Ministério da Saúde, de 2019.
O questionário é composto por 15 perguntas que abrangem estilo de vida, hábitos alimentares e o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). A cada resposta é atribuída uma pontuação, que guiará o profissional na decisão de orientar ou encaminhar o cliente para um nutricionista (BRASIL, 2020).
5. CONCLUSÃO
A triagem nutricional é uma ferramenta importante que pode ser utilizada durante a anamnese dos clientes de harmonização facial e corporal. Embora seja necessário validar o questionário cientificamente, sua utilização prática pode melhorar significativamente os resultados dos procedimentos estéticos.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
BRASIL. Vigitel et al. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
CERQUEIRA, F. M.; MEDEIROS, M. H. G.; AUGUSTO, O. Antioxidantes dietéticos: controvérsias e perspectivas. Química Nova, v. 30, p. 441-449, 2007.
FRAGA, J. A. A.; VARELA, D. S. A relação entre a desnutrição e o desenvolvimento infantil. RASBRAN, 2012.
KOWALSKI, M. M.; FERREIRA, M. B. R. Estética, corpo e cultura. Conexões, v. 5, n. 2, p. 89-112, 2007.
LIBERATO, S. C.; PINHEIRO-SANT’ANA, H. M. Fortificação de alimentos industrializados com vitaminas. Revista de Nutrição, v. 19, p. 215-231, 2006.
NAINI, F. B. Estética facial: conceitos e diagnósticos clínicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
ROMANO, A. D. et al. Oxidative stress and aging. Journal of Nephrology, v. 23, p. S29-S36, 2010.
SCHNEIDER, A. P. et al. Esthetic nutrition: body and beauty enhancement through nutritional care. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n.